sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Brasil nas Olimpíadas


Há quase uma semana, encerrou-se as Olimpíadas de Pequim. Realizada em um país que se isolou do resto do mundo por muitos anos, e que a cada dia mostra que será a futura maior potência mundial, com certeza, essa foi a maior Olimpíada de todos os tempos.


Já o desempenho do Brasil foi abaixo do esperado. Atletas que eram certeza de medalha, acabaram sentindo a pressão e não trazendo nenhuma medalha(Diego Hipólyto, Jade Barbosa, João Derly). Outros atletas que eram favoritos ao ouro, acabaram tendo que se contentar com prata ou bronze (Vôlei de quadra Masculino, Ricardo e Emanuel, Robert Scheidt, Futebol Feminino)


Mesmo assim, podemos considerar todos os atletas que foram a Pequim vitoriosos. Isso porque o Brasil definitivamente não é um País Olímpico. Por mais que nosso país tenha dimensões continentais, seja um dos países mais populosos do mundo, não há como se tornar uma potência olímpica, sem o apoio e o investimento do Governo Federal.


Nunca houve esse apoio, e provavelmente não haverá de uma hora pra outra. Sendo assim, nossos atletas terão que continuar "tirando leite de pedra" se quiserem viver do esporte.


Por isso mesmo que é impensável ocorrer uma Olimpíada no Brasil, não há projetos de infra-estrutura, nem de segurança que garantam que o país se torne sede olímpica. Talvez isso aconteca daqui a uns anos... 2016 vem aí, teremos fortes concorrentes.


Não custa torcer pra que finalmente o Governo (e uma parte da população) dê o valor que o atleta brasileiro merece, e que se tenha um plano concreto pra quem sabe se ter uma Olimpíada no nosso país é difícil, mais não impossível.


É esperar pra ver

Nenhum comentário: